A Comunhão de Todo Dia: Recontando a História do Caminho a Emaús
“Quando estavam à mesa, ele tomou o pão e o abençoou. Depois, partiu-o e lhes deu.” (Lc 24:30)
Comunhão é compartilhar a vida, é uma realidade que vivenciamos graças à obra de Jesus, portanto um discípulo precisa do outro por amor a Cristo e só consegue se encontrar com o outro mediado por Cristo. Agora: quando e onde a vida em comunhão acontece? A história dos discípulos a caminho de Emaús, em Lucas 24, ajuda a gente a responder essa pergunta.
Dois discípulos estavam indo para Emaús (uma cidade perto de Jerusalém). No caminho eles conversavam sobre o que tinha acontecido nos últimos dias – o julgamento e morte de Jesus de Nazaré no período Páscoa. Então Jesus se aproximou, começou a andar com eles e entrou na conversa. Jesus perguntou do que eles estavam falando.
Cleopas, indignado, respondeu que estavam falando sobre a condenação do Messias (profeta de palavras e ações poderosas aos olhos de Deus e de todo o povo) pelos líderes religiosos, e conta que as esperanças que tinham para o resgate de Israel tinham sido frustradas. Ele também conta que algumas mulheres que seguiam Jesus tinham presenciado algo “surpreendente”, que o corpo do Messias tinha desaparecido e que anjos tinham aparecido a elas. Mas outros homens do grupo foram até o túmulo e não viram nada nem ninguém.
Jesus se mostra ainda mais indignado, porque, de acordo com Ele, a desesperança dos discípulos era inadequada à Mensagem em que eles afirmavam confiar, pois, segundo as Escrituras, a vitória e glorificação do Messias seria precedida por sofrimento e morte (ex: Is 53.12). Então Ele indicou como toda a diversidade das Escrituras se encontrava no Messias. Aqui Jesus reinterpreta para os discípulos todo o Antigo Testamento contextualizando sua própria identidade e missão.
Perto de Emaús, convidaram insistentemente Jesus pra se hospedar na casa deles. Fazia parte da hospitalidade oferecer pão ao convidado. Aí um detalhe subversivo: Jesus, ao partir e distribuir o pão, assume o papel que era atribuído ao chefe da casa. Nesse instante, os discípulos reconhecem que o homem que tinha caminhado com eles era o Messias que esperavam.
O que essa história diz pra gente sobre o onde e quando da comunhão? Ela mostra que a comunhão autêntica acontece no dia a dia. Isso é assunto pro texto seguinte.